quinta-feira, 16 de abril de 2009

Bactéria Neisseria


Morfologia e Diversidade

Neisseria é um gênero de diplococos gran-negativos não-formador de esporos. Estas bácterias são aeróbicas ou anaeróbicas facultativas. Frequentimente encontradas em membranas mucosas humanans, podem crescer em qualquer temperatura próxima a temperatura corporal. O gênero Neisseria é constituído de dez espécies, duas das quais são patógenos estritamente humanos, a Neisseria Gonorrheae, o agente causador da gonorréia, e a Neisseria meningitidis, o agente causador da meningite meningocócica. N. meningitidis apresentam cápsulas enquanto N. gonorrhoeae não é capsulado.

Neisseria meningitidis apresenta como fatores antigênicos, polissacarídeos que permitem a divisão antigênica em vários subgrupos, proteínas de membrana externa (Omp) e os lipossacárides. A bactéria também possui receptores específicos dos pili meningocócicos que favorecem a sua colonização na nasofaringe; e a cápsula protege da fagocitose mediada por anticorpos.

Já a Neisseria gonorrhoeae fixa-se às células mucosas da parede epitelial por meio de fímbrias. Além disso, produzem protease lgA, degradando os anticorpos.

Fatores de virulência

•Pili;
•Fímbrias;
•Proteína RMP-bloqueiam a ação bactericida;
•LOS (lipooligossacarídeos)- Endotoxína;
•Protease lgA.

Patogênese da infecção

Neisseria gonorrhoeae

Para infectar, o gonococo deve fixar-se às células mucosas da parede epitelial, por meio de fimbrias, auxiliando o micróbio a colonizar as membranas mucosas. O pátogeno invade os espaços que separam as células epiteliais colunares, que são encontradas na área orofaríngea, olhos, reto, uretra, abertura do cérvice e genitais externas das mulheres pré-puberais. A invasão desencadeia uma inflamação e, quando os leucócitos se dirigem à área inflamada, ocorre a formação de pus característica.

As infecções gonocócicas do olho ocorrem mais frequentemente em recém-nascidos. Se a mãe está infectada, os olhos do bebê podem ser infectados quando ele passa através do canal do parto. Esta condição, oftalmia neonatal, pode resultar em cegueira.

As infecções gonorreicas podem ser adquiridas em qualquer momento do ato sexual; a gonorréia de faringe e ânus não são incomuns. Os sintomas da gonorréia faríngea frequentemente lembram aqueles da dor de garganta bacteriana usual. A gonorréia anal pode ser dolorosa e acompanhada por secreções de pus. Em alguns casos, contudo, os sintomas são limitados ao prurido.

O risco de contagio para o sexo masculino, após contato sexual com parceira infectada, é de 20% e, no caso de reexposição, este índice poderá elevar-se a 90%. Nos homens, e em cerca de 20% das mulheres, os sintomas surgem cerca de 2 a 8 dias após o contagio. Para o sexo feminino, o risco de infecção é em torno de 80%. Quando as mulheres são reexpostas, esse número aumenta para mais de 90%. Dentre as mulheres infectadas, cerca de 60% a 80% não apresentam sintomas ressaltando a importância do controle da população infectada para a interrupção da cadeia de transmissão. A gonorréia no homem quando não tratada, evolui para complicações do tipo epididimite prostatite, uma condição dolorosa dos testículos que pode ocasionar infertilidade se não for tratada, e outras, culminando com o quadro de esterilidade. Já na mulher, as complicações são mais severas, evoluindo para Doença Inflamatória Pélvica (DIP) e esterilidade, chegando em alguns casos, a óbito.

Diagnóstico

A gonorréia masculina é diagnosticada pelo achado de gonococos no esfregaço corado do pus da uretra. Os diplococos gram-negativos típicos dentro dos leucócitos fagocíticos são facilmente identificados. A coloração de Gram não é tão confiável em mulheres. Usualmente uma cultura é coletada de dentro do cérvice e cultivada em um meio especial. A cultura da bactéria nutricionalmente exigente requer uma atmosfera enriquecida com dióxido de carbono. O gonococo é muito sensível às influências ambientais adversas (ressecamento e temperatura) e sobrevive com dificuldade fora do corpo. Ele requer até mesmo meios de transporte especiais para se manter viável por curtos intervalos antes que a cultura seja realizada. A cultura tem a vantagem de permitir a determinação da sensibilidade aos antibióticos.

O diagnóstico da gonorréia tem sido auxiliado pelo desenvolvimento de um teste de ELISA que detecta N. gonorrhoeae no pus uretral ou em esfregaços cervicais em cerca de 3 horas, com alta acurácia. Outros testes rápidos atualmente disponíveis utilizam anticorpos monoclonais contra antígenos na superfície dos gonococos.

Tratamento

O tratamento é feito a base de antibióticos que agem de maneira eficaz. Dá-se preferência a doses únicas de antibióticos, tais como ceftriaxonia, ciprofloxacino, ofloxacino e azitromicina. Outros antibióticos também podem ser utilizados como a doxiclina e cefixime.

Abstinência sexual ou relações com preservativo durante o tratamento são encorajados.

É importante que o tratamento seja feito pelo casal e durante este manter abstinência sexual. Em casos de gravidez, a mulher deve se submeter o quanto antes ao tratamento, pois a infecção pode causar cegueira e infecção nas articulações e no sangue do bebê.

Neisseria meningitidis

A meningite meningocócica é causada pela Neisseria meningitidis. O meningococo é uma bactéria aeróbica gram-negativa. A meningite meningocócica tipicamente começa com uma infecção da garganta, levando à bacteremia e eventualmente á meningite. Ocorre em geral em crianças com menos de 2 anos, principalmente após a imunidade materna enfraquecer, com cerca de 6 meses. A maioria dos sintomas é causada por endotoxinas. A morte pode ocorrer em algumas horas.

A bactéria Neisseria meningitidis é revestida com uma cápsula polissacarídica que a torna resistente ao ataque dos leucócitos
Os vários tipos meningococicos incluem os três sorotipos principais A, B e C. O meningococo infecta pessoas saudáveis e é transmitido por intermédio de um contacto muito próximo entre pessoas através de secreções respiratórias, ao tossir, e secreções salivares. Embora muitas pessoas transportem a bactéria no nariz e garganta sem qualquer tipo de problemas, podem transmiti-la aos outros, provocando a doença.

Mal entra nas vias respiratórias, pode espalhar-se a outras áreas do corpo através da circulação sanguínea e invade o corpo até atingir o líquido da coluna vertebral atingindo a meninge, começa então por multiplicar-se rapidamente, não possibilitando as defesas do organismo.

O risco de contaminação é enorme na primeira semana de contacto e o período de incubação é de 2-10 dias até os sintomas começarem a aparecer.

A princípio os sintomas resultam da infecção, a qual acarreta um aumento na pressão intracraniana. Esses sintomas incluem:
•Febre alta;
•Náuseas e vômitos;
•Cefaléia e irritabilidade;
•Rigidez da nuca, ombro ou das costas;

•Aparecimento de manchas ( geralmente nas pernas), podendo evoluir ate grandes lesões;
•Resistência à flexão do pescoço.

Diagnóstico

Para diagnosticar a meningite é primordial exames de sangue e coleta de LCR sendo este de maior importância, trata-se de uma punção lombar onde será retirado o líquido cefalo-raquidiano para detectar qual o tipo de meningite (viral ou bacteriana) se for o caso.

Tratamento

A vacina meningocócica A+C é uma vacina utilizada para prevenir infecções causadas por certos grupos da bactéria Neisseria meningitidis, responsável por doenças muito graves e que podem levar à morte, como a meningite meningocócica, que afeta o cérebro, e a meningococemia (infecção generalizada no sangue). A vacina age estimulando o seu organismo a produzir sua própria proteção (anticorpos) contra a doença.

O efeito da vacina aparece 10 a 14 dias após sua aplicação e dura por pelo menos 3 anos, em adultos e crianças em idade escolar. Em crianças com menos de 4 anos de idade, a duração do efeito protetor pode ser menor.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neisseria

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neisseria_meningitidis

http://www.copacabanarunners.net/gonorreia.html

http://www.brasilescola.com/doencas/meningite.htm

Tortora, Gerard J. Microbiologia/ Gerard J. Tortora, Berdell R. Funke e Christine L. Case; Agnes Kiesling Casali. [et al.] – 6ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2000.

Realizadores:

Artemízia Medeiros
Valkíria Reinaldo

2 comentários: