sexta-feira, 3 de abril de 2009

Salmanella


As bactérias salmonellas são bacilos gran-negativos, anaeróbicos facultativos e não formadores de esporos . Seu habitat normal é o trato intestinal dos seres humanos e muitos animais. Todas as salmonellas são consideradas patogênicas em algum grau, causando salmonelose, ou gastroenterite por salmonella.

A salmonelose tem um período de incubação de cerca de doze a trinta e seis horas.A salmonela primeiramente invade a mucosa intestinal e se multiplica ali.Algumas vezes passa através da mucosa intestinal para penatrar nos sistemas linfáticos e cardiovasculares, e dali pode se dessiminar para eventualmente afetar muitos orgãos .


As formas de intoxicação por salmonella pode ser através dos derivados de carne especialmente de frango, são particulamente suscetível a contamenação por salmonella.


A prevenção depende de boas medidas de saneamento para deter a contaminação , e de refrigeração correta para impedir a proliferação de bactérias. Os microbios geralmentesão destruídos pelo cozimento normal, que aquece o alimento até uma temperatura interna de no mínimo de 60° C. Contudo, o alimento contaminado pode contaminar uma superfície, como uma tábua de cortar carne.Embora o alimento inicialmente preparado na tábua possa posteriormente ser cozido e suas bactérias mortas , outro alimento preparado subsequentemente na tábua podera não ser cozido .


O diagnótico geralmente depende de isolar o patógeno nas fezes do paciente nos resto de alimentos .O isolamento requer meios especializados ,seletivo e diferencial; estes métodos são relativamente lentos.Os meios de diagnósticar são as ondas de Dna em forma de Kit. E os kits do tipo ELISA que fazem o uso de anticorpos monoclonais .Estes métodos tornaram possível a detecção e a identificação da salmonella em um dia , e são especialmente úteis na triagem doa alimentos para números pequenos de bactérias .




Febre Tifóide:


Alguns sorotipos de salmonella são muito mais virulentos que outros . O mais virulento, S. typhi, que causa a infecção bacteriana febre tifóide.Este patógeno não é encontrado em animais; é dissiminado somente nas fezes de outros seres humanos .


O período de incubação é muito maior que a da salmonelose, normalmente cerca de duas semanas. O paciente inicialmente apresenta febre alta de 40° C e cefaléia contínua . A diarréia surge somente na segunda terceira semana, e a febre tende a declinar.




A imunização normalmente não é feita nos páises em desenvolvimente, exceto para trabalhadores de alto risco , laboratorias e militares. A vacina que está em uso a muito tempo é com organismos mortos que devem ser injetados . Vacinas orais com organismos vivos estão disponíveis .Sua efetividade não é muito maior que as vacinas antigas, mais elas tem menos efeitos adversos .




Bibliografia:




Tortora,Gerard J.


Microbiologia/ Gerard J.Tortora , Berdell R. Funke e Christine L. Case ; Agnes Kiesling Casali -6° edição -Porto Alegre : Artmed, 2000.




Heloísa Cristina Sá Leitão


Rosimary Silva Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário