sexta-feira, 3 de abril de 2009

Picornavírus






Picornavírus pertence a uma família pequena em relação ao tamanho e complexidade dos vírus. O seu genoma é de RNA de filamento único e de sentindo positivo, infeccioso. Tem simétria icosaédrica (Cúbica), e não possui envoltório.
  • Hepatovírus
Vírus da hepatite A é da família dos picornaviridae. A transmissão é feita por alimentos mal-preparados e água contaminada por vezes contendo o vírus, além da possível presença de fômitesno ciclo. pode ser absorvido de marisco provinientes de água contaminadas com esgotos.

O vírus é ingerido com os alimentos ou água. O período de incubação é de aproximadamente quatro semanas, podendo variar de duas a seis semanas. Uma vez atingida a mucosa intestinal, onde a mutiplicação viral não esta comprovada, a passagem do vírus para o fígado se faz, provalvemente, pela via sanguínea. As lesões hepáticas consistem em necrose celular do parênquima, proliferação das células de Küpfer e acúmulo, nas áreas de necrose, de macrófagos, linfócitos e neutrófilos. Slide 10

Os sintomas são tantos devidos aos danos dos vírus como a reação destrutiva para as células infectadas do sistema imunitário. Mais da metade dos doentes poderão ser assintomáticos, particularmente crianças. Surgem geralmente de forma abrupta febre, dor abdominal, náuseas, alguma diárreia que se mantém durante cerca de um mês.

Não esxiste tratamento específico contra a hepatite A.
Pessoas que vivam no mesmo domicílio que o paciente infectado ou que estejam em más condições de saúde podem receber imunoglobulina policlonal para protegê-los contra a infecção. O diagnóstico é por detecção indireta de anticorpos específicos anti-HAV do tipo IgM e IgG.
  • Poliomielite
É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos, como a transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal - oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.
Os seres humanos são os únicos atingidos e os únicos reservatórios, daí a vacinação universal poder erradicar essa doença completamente.

O período entre a infecção com o poliovírus e o início dos sintomas (incubação) varia de 3 a 35 dias. O vírus da poliomielite têm como hospedeiro natural o homem e como habitat o intestino, multiplicando-se nas células da mucosa e sendo eliminados pelas fezes, sem maior risco para o hospedeiro quando este possui anticorpos Slide 14humorais e anticorpos excretores na orafaringe e no trato alimentar.

As vacinas disponíveis, Sabin (oral, com vírus atenuado) e Salk (injetável, com vírus inativado), produzem imunidade contra os três sorotipos do poliovírus e têm eficácia comparável. A Sabin é a vacina utilizada em imunizações de rotina no Brasil. Os indivíduos que recebem a Sabin elimininam os vírus junto com as fezes por cerca de seis semanas, o que pode levar a uma "vacinação" secundária de outras pessoas.


Bibliografia: Microbiologia/ Luiz Rachid Trabulsi - 3. ed. - São Paulo: Editora Atheneu, 1999.
Imunologia ilustrada/ Thao Doan; Tradução Ana Maria Caetano de Faria. - Porto Alegre: Artemed, 2008.
http://www.cva.ufrj.br/informacao/vacinas/polio-v.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hepatite_A
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliomielite

Heloisa Cristina Sá Leitão
Rosimary Silva Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário